terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Centenário da implantação da República em Portugal - 1

Como é sabido, comemora-se este ano o centenário da implantação da República em Portugal.

Para assinalar esta data, vamos publicar pequenas biografias de personalidades importantes da I República, recolhidas por alunos do 6º ano, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.

Começamos por aquele que foi o primeiro Presidente da República eleito no nosso país.



Manuel de Arriaga

Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue foi o primeiro presidente da República Portuguesa, tendo sido sucedido por Teófilo Braga.
Foi também escritor, poeta e um grande orador.
Estudou direito na Universidade de Coimbra.
Foi membro do Partido Republicano, foi eleito quatro vezes, deputado pelo círculo da Madeira. De cujo directório fazia parte, juntamente com Jacinto Nunes, Azevedo e Silva, Bernardino Pinheiro, Teófilo Braga e Francisco Homem Cristo. Considerado um orador notável, muitos dos seus discursos deram um impulso não negligenciável à causa republicana. Não partilhava, porém, o anti-clericalismo próprio dos primeiros republicanos portugueses.
A 17 de Outubro de 1905, era nomeado reitor da Universidade de Coimbra. Em 1910 mantém o mesmo cargo conjuntamente com o vice-reitor Sidónio Pais.
Foi deputado constituinte em 1911 e eleito Presidente da República - o primeiro chefe do Estado do novo regime. Tentou reunificar o partido que, entretanto, se desmembrava em diferentes facções: esforço sem resultados. O seu mandato foi atribulado devido a incursões monárquicas movidas por Paiva Couceiro.
Após o "golpe das espadas", em 1915, Arriaga convidou o general Pimenta de Castro a formar governo, uma decisão que deu origem ao descontentamento e a uma revolta com centenas de mortos que consegue derrubar o general formando uma junta militar que repõe a ordem.
Arriaga é então substituído pelo professor Teófilo Braga. Morria em Lisboa, dois anos depois.
Foi sepultado em jazigo de família no cemitério dos Prazeres e transladado para o Panteão Nacional de Santa Engrácia, cumprindo decisão votada por unanimidade pela Assembleia da República, em 16 de Setembro de 2004.

Biografia organizada por:
Lúcia Gavião
Inês Pereira
Diana Coelho
Débora Moita
Maria Coelho
Turma – 6º B

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Visita de estudo dos alunos do 6º ano





No passado dia 19 de Janeiro de 2010, as turmas do 6º ano ( turmas A e B ) foram a uma visita de estudo a Lisboa. Os alunos visitaram o Pavilhão do Conhecimento e assistiram ao teatro “Ulisses” no Colégio S. João de Brito.

Os alunos partiram de Mora pelas 8 horas e 30 minutos e chegaram ao Colégio S. João de Brito pelas 10 horas e 15 minutos, onde assistiram ao espectáculo «Ulisses», que foi muito longo, mas também muito criativo.

Terminado o espectáculo, foram almoçar ao Parque das Nações e , alguns alunos, aproveitaram também para alimentar as gaivotas.


Na parte da tarde, pelas 14 horas, os alunos entraram no Pavilhão do Conhecimento, onde visitaram várias salas e participaram em diversas experiências.
Terminada esta visita, os alunos regressaram a Mora, tendo chegado por voltas das 17 horas e trinta minutos.



Os alunos do 6º A:
João Canelas e Miguel Salgueiro

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval


Animou e coloriu ruas da Vila de Mora
Os alunos do 1º Ciclo e Jardim de Infância e alguns do 2º e 3º ciclo bem como do secundário, aos quais se juntaram os alunos do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia, desfilaram hoje de manhã pelas ruas do centro da Vila de Mora.
As crianças mostraram um enorme entusiasmo e excitação com o momento que estavam a viver, sempre muito animadas, irreverentes e brincalhonas, exibindo com vivacidade os seus fatos e maquilhagem de rosto umas às outras.
Muita cor e animação, apitos estridentes, máscaras, fatos garridos, confetis e serpentinas despertaram a curiosidade das pessoas para algo de diferente nesta manhã tão fria. Muitos pais e avós acompanharam o desfile carnavalesco, com natural emoção, contagiados pela alegria e graciosidade dos seus filhos e netos.
O desfile terminou com uma concentração na Praça Conselheiro Fernando de Sousa - lago da farmácia - em ambiente de grande festa e divertimento.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dia do Agrupamento

Vamos comemorar o dia do nosso agrupamento. Vai ser no próximo dia 9 de Junho e estarão envolvidos todos os graus de ensino e todas as escolas do agrupamento, as actividades serão diversas e no fim do dia teremos um fantástico arraial.
O tema será "os anos sessenta/ setenta" e por isso é melhor começarmos a pensar na toilete e nos acessórios. Em breve daremos mais informações.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Um trabalho

Um trabalho realizado no 9º ano, sobre um período muito negro da História mundial

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O arquivo do Piparote


aqui podem ser consultados os números antigos do Piparote, o jornal do agrupamento.

O Piparote, foi o Jornal da C+S de Mora, da EB 2,3/S de Mora e é actualmente o jornal do Agrupamento das Escolas de Mora. É o resultado do trabalho de muitos professores e alunos ao longo dos anos, variou na aparência, no conteúdo, nos meios utilizados, mas não no entusiasmo, na entrega e na alegria que transparece em cada edição.
Boas leituras e boas recordações

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Desktops com calendário


Ora para quem como eu se aborrece do fundo de ecrã do pc e gosta de estar sempre a mudar, aqui vai um link de um site que eu adoro, o Smashingmagazine.

Lá poderão encontrar este fundo e outros (bem mais fashion).
Estes fundos de ecrã têm a vantagem de poder incluir um calendário na imagem, ajudando a organizar o mês... e o estudo ;)
Não se esqueçam é de escolher a resolução coincidente com o vosso ecrã.

Have fun