quarta-feira, 26 de junho de 2013

PIEF - Associação ao Projeto “Ser Cidadão”


Associação ao Projeto “Ser Cidadão”

A EAPN Portugal tem como missão defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham as condições necessárias ao exercício da cidadania e a uma vida digna, promovendo a luta contra a pobreza e a exclusão social, o trabalho em rede e o envolvimento de toda a sociedade civil.

Neste sentido, lançou-nos o desafio de participar numa iniciativa que permite potenciar as práticas acima referidas, com o objetivo de nos ajudar a desenvolver a capacidade de saber reconhecer o nosso estatuto de Cidadão através do conhecimento / reconhecimento dos direitos e deveres de que dispomos nas diversas esferas da vida em sociedade – exercício da Cidadania e da Participação, a Igualdade de Género, a Saúde – bem como o desenvolvimento de uma postura proativa, positiva e participativa nas diferentes áreas abordadas (a qual passará quer pela compreensão e reconhecimento dos direitos e deveres mas também, e sobretudo, pelo desenvolvimento da capacidade de saber reconhecer e lutar pelo acesso a todos os direitos que nos são devidos).

O desenvolvimento deste projeto consistiu na realização de sessões temáticas sobre as diferentes esferas da cidadania bem como a criação de momentos de reflexão e debate sobre as mesmas. Em cada sessão contámos com a presença de facilitadores com reconhecido trabalho em cada uma das áreas, nomeadamente os Técnicos da Associação MONTE – Associação para o Desenvolvimento do Alentejo Central, e da Associação para o Planeamento da Família e ainda o Presidente da SUÃO – Associação para o Desenvolvimento Comunitário de S. Miguel de Machede.


As sessões foram:

1.ª Sessão - A Cidadania

O conceito de cidadania. O homem enquanto objeto de direitos e deveres. A reciprocidade. O bem-estar comum.

2.ª Sessão – A Participação

O que significa participar na sociedade? A capacidade de tomar decisões e conseguir comunicá-las. A participação eleitoral, as escolhas e a contribuição para o coletivo.

3.ª Sessão – A Igualdade de Género

A importância da gestão da Igualdade de Género. Os direitos da mulher. A violência doméstica. Como enfrentar situações de violência doméstica.

4.ª Sessão – Saúde Sexual e Reprodutiva

Conhecer o conceito de Sexualidade. Conhecer algumas Infeções Sexualmente Transmissíveis, os principais sintomas e os modos de contágio. Promover comportamentos seguros para prevenção de Gravidez Não Desejada e Infeções Sexualmente Transmissíveis.
 
 
Contamos com a continuação do Projeto no próximo ano letivo com as seguintes sessões:
– O que é a  Carta dos Direitos Fundamentais?
Os Direitos Fundamentais. Os direitos que estão consagrados no espaço da União Europeia e que nunca podem ser violados.
– Prestações Sociais (com especial incidência para o RSI)
O que são as prestações sociais? Que direitos no seu acesso?
– O acesso à Saúde
A Saúde enquanto um sistema de direitos e deveres.
 

 
 

PIEF entrega brinquedos



sexta-feira, 7 de junho de 2013

terça-feira, 4 de junho de 2013