quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A arqueóloga Leonor Rocha visitou a nossa escola



No dia 4 do corrente mês tivemos na nossa escola a arqueóloga Leonor Rocha que desenvolveu com os alunos do 5º e do 6º Ano uma atividade de demonstração daquilo que a arqueologia pode fazer na reconstrução das condições de vida das pessoas que viveram há vários milhares de anos atrás no espaço geográfico que hoje nós ocupamos.

As sessões, de cerca de uma hora de duração, contaram igualmente com a presença dos alunos da turma P. I. E. F. e do Curso de Turismo e desenvolveram-se no período da manhã, entre as 10.15 h. e as 13.15.

Seguida sempre com muito interesse pelos alunos que participaram nas duas sessões, Leonor Rocha apresentou, de forma documentada e atrativa, as diferentes fases em que se desenvolve o trabalho do arqueólogo, captando a atenção do auditório e suscitando interrogações, cujo esclarecimento fez com que as palestras se tornassem vivas e participadas. Os alunos ficaram a perceber que o trabalho do arqueólogo se desdobra em diferentes fases em que o rigor científico é o objetivo principal a atingir.
A arqueóloga aproveitou, ainda, para sublinhar a importância (mesmo internacional) do megalitismo local, conhecido pelas suas especificidades e graças ao trabalho de especialistas atuais e de pioneiros, cujos estudos sobre o fenómeno foram publicados no estrangeiro em diferentes datas do século passado.

Recorrendo à exposição de material fotográfico exemplificativo do trabalho de campo realizado recentemente e em diferentes épocas, Leonor Rocha, que tem desenvolvido escavações no concelho de Mora desde a década de 90 do século passado, ao mesmo tempo que explicava o significado de monumentos e artefactos pré-históricos recolhidos na região, deixou nos alunos a consciência da importância, simbólica e prática, que tais descobertas podem ter para a comunidade local. Nesse sentido, sublinhou o carácter patrimonial das descobertas realizadas e a necessidade de devolver à comunidade o espólio recolhido e o conhecimento da interpretação científica feita com base em tais recolhas.


Só assim, Contribuindo para cimentar os vínculos de pertença à comunidade dos seus membros individuais através de um melhor conhecimento do seu passado, o arqueólogo cumpre o seu papel de uma forma plena e completa.

Prof. Joaquim Lagartixa