No dia 15 de Fevereiro, a turma do 12º C do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e as turmas A e B do 9º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu das Comunicações e ao Museu da Electricidade.
Na parte da manhã os alunos visitaram, no Museu das Comunicações, as exposições Casa do Futuro – Oficinas do Conhecimento e a FPC Future Labs 2.0 – Experiências Visuais de Futuro, como também a Casa do Futuro.
Escola do Futuro – Oficinas do Conhecimento:
Nesta sala de aula do futuro, todos puderam aprender através das Oficinas do Conhecimento, a explorar a Internet como ferramenta de aprendizagem, de conhecimento, de criação e de partilha de conteúdos on-line. Os alunos, acompanhados pelo respectivo Professor e de um monitor especializado, tiveram oportunidade de criar e publicar blogues contemplando todos os passos necessários: pesquisa, publicação e indexação, passando pela selecção e citação de fontes, e pela captação e edição de vídeos e fotografias. Esta exposição teve como objectivo promover a utilização da Internet como uma experiência de aprendizagem, investigação e produção de conteúdos.
FPC Future Labs 2.0 – Experiências Visuais de Futuro:
A FPC Future Labs 2.0 constitui um complemento à Casa do Futuro, onde foram apresentadas soluções pré-competitivas, com recurso incontornável às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e ao audiovisual. Esta exposição visa um ambiente expositivo que considera amplas experiências visuais e interactivas, incluindo a demonstração através da simulação em áreas como a Visão Computacional, o Holografismo, a Interactividade, a Estereoscopia, a Realidade Aumentada, e a Realidade Virtual. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar uma montra tecnológica permanente daquilo que de melhor se investiga, desenvolve e produz em Portugal, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como das Redes de Nova Geração.
Neste espaço é apresentada uma solução complexa de automação doméstica, que utiliza um elevado conjunto de tecnologias de ponta, num ambiente seguro, lúdico, confortável e moderno. Os alunos puderam experimentar os diferentes equipamentos, percebendo como funcionam, para que servem e de que modo melhoram a qualidade de vida de quem habita um espaço semelhante, respondendo a aspirações tão comuns como o conforto, segurança, vigilância, entretenimento, interacção à distância, entre outras.
Esta casa apela também para a problemática da deficiência e da velhice, mostrando soluções tecnológicas preparadas para as ajudar a integrar-se mais facilmente no seu universo de vida.
Esta casa pretende recriar aquela que poderá ser a casa de todos nós num futuro muito próximo, foi uma excelente oportunidade para ver um espaço que reúne, num só ambiente, grande parte das novas tecnologias de ponta e que pretende ser um verdadeiro espaço multimédia e de entertainment.
Na parte da tarde, os alunos visitaram o Museu da Electricidade. O Museu da Electricidade é um centro de cultura que apresenta nos seus espaços, o passado, o presente e o futuro das Energias, num conceito de Museu de Ciência e de Arqueologia industrial, onde se podem visitar exposições temáticas e experimentais.
Os alunos puderam ver na exposição permanente todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção, bem como diversos temas relacionados com a energia no seu geral, num ambiente de interactividade, onde o património industrial de outros tempos ainda recentes encontra as explicações científicas que hoje se manifestam em diferentes roupagens e sistemas tecnológicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário