sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Satélite do tamanho de um autocarro em rota de colisão com a Terra

O ministério da Defesa da Rússia anunciou na quarta-feira que os fragmentos do satélite norte-americano "UARS", que foi lançado em 1991 e deixou de funcionar em 2005, cairão hoje na Terra. O satélite pesa 6 toneladas (é mais ou menos do tamanho de um autocarro) e após 20 anos de uso deslocou-se da sua órbita e entrou em rota de colisão com a Terra. Contudo, a NASA ainda não conseguiu prever o local exacto da queda, ao contrário dos russos que afirmam que deverá cair na Papua Nova Guiné, no oceano Índico, às 21,05 horas em Portugal continental. De acordo com os cientistas da Nasa,  se poderá saber o lugar exacto duas horas antes do satélite alcançar a atmosfera.
 


A Nasa também disse que, embora a trajectória possa envolver cidades densamente povoadas, o risco para as pessoas é muito pequeno e o satélite vai despedaçar-se ou queimar antes de chegar à Terra. Segundo os cientistas, apenas 26 pedaços poderão sobreviver à entrada na atmosfera. Um dos factores que dificultam um cálculo exacto da trajectória do satélite é o desconhecimento sobre qual a superfície que ficará exposta à atmosfera. Caso o satélite exponha todo o seu comprimento, a resistência será maior e, assim, a sua queda será mais rápida.

Um astrónomo amador gravou imagens da queda de um satélite americano em direcção à Terra. Thierry Legault, um engenheiro francês, conseguiu gravar o vídeo a 15 de Setembro, quando o satélite passou sobre França com o auxílio de uma câmara especial que acoplou ao seu telescópio.
Aqui vai o filme:

Sem comentários:

Enviar um comentário