terça-feira, 8 de março de 2016

O álbum de fotografias

  

 Num dia de chuva estava eu com a Mariana no meu quarto quando de repente alguma coisa caiu. Tinha caído um álbum de fotografias; decidimos folheá-lo!

   Chegamos a uma página em que estava uma menina que não conhecíamos, quando viramos a folha ouvimos: “Por favor, fala um bocadinho comigo.”
   Nós não queríamos acreditar que uma fotografia estava a falar   connosco!
   - Que mundo tão triste o teu! – exclamou a menina, desiludida – Há nuvens escuras no céu e delas caem gotas de água e granizo, fazem trovões e relâmpagos ficando o céu escuro como a noite. O meu mundo é muito mais alegre… não há chuva, não há escuridão, há risos de crianças por todo o lado, há amor e fantasia; há calor; quando é Natal todas as casas têm luzes e bonecos de neve. No meu mundo não há poluição, o chão é feito de algodão doce, as árvores são de gomas, as nuvens de chocolate e há uma enorme cascata com as cores do arco-íris. Aqui ninguém come sopa, logo também não existem brócolos. Aliás…o que é isso da sopa???  A tristeza aqui não tem lugar, há amizade espalhada por todo o lado, todas as pessoas vivem felizes, rodeadas de animais fofinhos e mágicos.
     Nós pensamos durante alguns minutos e depois perguntamos curiosos:
     - Será que nos podes mostrar o teu mundo?
     De imediato a menina respondeu entusiasmada e calma:
     - Claro, só têm de me dar a mão!
    

Quando entramos no mundo dela eu quase desmaiei; era tudo verde, a minha cor favorita! Mas o que mais me deslumbrou foi um grande e maravilhoso arco-íris: um vermelho que me fez lembrar as papoilas do prado, um alaranjado que parecia um por do sol num dia de primavera, o amarelo era o sol a sorrir e o verde as folhas a nascer, o azul que me fez lembrar o céu num dia de verão, o anil parecia a imensidão do espaço e, finalmente, o violeta era as flores que dançavam à volta do mundo.
     A Mariana ficou deslumbrada quando descobriu que não havia brócolos!
     Tudo naquele mundo era fantástico, o chão era feito de algodão, o céu era feito de chocolate, árvores com gomas, …
     Mas o melhor era que os animais eram feitos de origami!
     Passado algum tempo começamos a sentir falta da chuva, pois naquele mundo não chovia; a falta dos barulhentos trovões e dos relâmpagos a rasgar as nuvens; a falta dos amigos e das suas brincadeiras e até da “saborosa” sopa de brócolos.
     

     Dissemos à menina que tínhamos de ir embora mas prometemos que todos os dias iríamos falar com ela! 



Maria Azevedo  e turma do 4º ano da Escola Básica de Mora.
28/01/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário