quinta-feira, 15 de abril de 2010

Centenário da implantação da República em Portugal - 5

Dando continuidade à nossa série sobre personalidades republicanas importantes, trazemos agora algumas palavras sobre aquele que foi uma das figuras mais fervorosas do republicanismo português, cujo fim trágico marcou de certa forma a Revolução do 5 de Outubro, como se verá adiante.


Carlos Cândido dos Reis

  Nasceu em Lisboa em 16 de Janeiro de 1852 e aos dezassete anos entrou na Armada, atingindo o posto de vice-almirante. Desenvolveu intensa actividade conspirativa contra o regime monárquico, acreditando que este só seria derrubado através de uma revolução. Desse modo, envolveu-se, primeiro, na preparação da falhada revolta de Janeiro de 1908 e depois nos planos da revolução de Outubro de 1910.

  Pertencia à Carbonária e horas antes de ser dado início ao movimento revolucionário, apesar de parte dos conspiradores defender o seu adiamento com receio do seu malogro, bateu-se energicamente pela execução do plano tal como este havia sido delineado sem alterações ou adiamentos, tendo conseguido fazer vingar a sua opinião.

  A revolta eclodiu às primeiras horas do dia 4 de Outubro de 1910, mas como inicialmente não contou com a adesão esperada, Cândido dos Reis, desanimado, julgando que ela tinha fracassado preferiu suicidar-
-se a ter que encarar a derrota, o que se veio a revelar uma precipitação, pois apesar de um titubeante arranque a revolução acabou por triunfar e conduzir à implantação da República.

Informação recolhida por
João Canelas – 6º A
História e Geografia de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário