segunda-feira, 9 de maio de 2016

Desde 2009/10 que o Plano Nacional de Leitura promove uma iniciativa de incentivo à escrita criativa  sob a forma de um concurso- "Faça lá um Poema" dirigido aos  níveis de ensino 1º, 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário.

Em resposta a este desafio os nossos alunos participaram com empenho e entusiasmo.
 Eis os poemas apresentados, pelos alunos do 1º ciclo:


"O João"

O João
Não sabe ser irmão,
Nas aulas da Maria João
Só é Brincalhão!

Nas aulas de português
Sabe inglês,
Nas aulas de inglês
Só sabe francês!

Pode-se chamar o João ao contrário
Mas não sabe o que é um armário.
Leva os livros, mas acaba
Por deixá-los no chão!

O João
 Tem um  bom coração
Reparte o lanche com todos
Mas nunca sabe a lição!!!

Poema de: Afonso Marques do 4º ano turma MO4

 "Plutão"
Na minha viagem a Plutão
Vou ver uma grande explosão.
E com o espelho,
Vou descobrir porque é vermelho!

Vou ver as crateras,
Fazer diversas descobertas.
Vou ao seu interior,
Mudar o seu humor.

Ir até ao infinito,
descobrir granito!
E quando chegar à Terra vou dizer:
Afinal Plutão já não vai desaparecer!!!

Poema de: Maria Azevedo do 4º ano turma MO4

"Amor"
O amor
é um sentimento
que se sente
quando há gente!

O amor é fantasia,
alegria,
amizade e felicidade!

O amor é bom,
Quando tenho um amigo
comigo!

O amor
é a melhor coisa do mundo,
no fundo do meu coração
há essa paixão,
há essa paixão ....

 Poema de: Caetana Aleixo do 4º ano turma MO4

 
 "Amigos"
Para quem gosta de ter inimigos
fica a saber que é melhor ter amigos
pelo menos comigo
anda o meu amigo. 

Para mim amigo é tudo,
tudo para mim é amigo
amigo verdadeiro não há que falhar,
para ser amizade de admirar!!!


Poema de: Mariana Relvas do 4º ano turma MO4

" Se eu fosse...um fado"

Se eu fosse um fado
seria um fado bonito,
seria um fado encantador
porque o fado é a minha vida!

Se o fado não for cantado
temos de pensar
em alegria, amor
e também em tristeza!

Eu queria se um fado
estar dentro de um CD
com o meu nome gravado !!!


Poema de: Raquel Gameiro do 4º ano turma MO4


" Manuel Cabeçudo"

Eu sou o Manuel Cabeçudo
e sei tudo
menos numa aula pequena
em que a professora se chama Madalena!

Ciências é a disciplina
muito de menina
E, não quero parecer surdo
mas não ouço tudo.

Era para fazer uma espuma clara
mas explodiu-me na cara,
e, se leva água oxigenada
não percebo nada.

Este é o meu ponto fraco
mesmo sendo um aluno nato,
todos nós temos este ponto
e acabou-se este conto !!


Poema de: Maria  da Luz do 4º ano turma MO4




Sem comentários:

Enviar um comentário