terça-feira, 18 de maio de 2010

Biografia de Adolf Hitler

Adolf Hitler, ditador alemão nasce em 1889 na Áustria. Alistou-se ao exército bávaro tendo participado na Primeira Guerra Mundial, foi cabo e ganhou por duas vezes a Cruz de Ferro por Bravura. Quando saio do exército Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o partido Nacional Socialista. Em Viena, Hitler assimilou as ideias anti-semistas (Contra os judeus).

Em 1921, tornou-se líder dos nazistas e, dois anos mais tarde, foi preso. Durante os meses que passou na prisão, Hitler escreveu o Mein Kampf (Minha Luta), um manifesto político no qual detalhou a necessidade alemã de se rearmar, empenhar-se na auto-suficiência económica, suprimir o sindicalismo e o comunismo, e exterminar a minoria judaica.


Em 1929, ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido renasceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou, em 1933, Hitler como chefe do governo.

Hitler criou uma ditadura unipartidária e no ano seguinte eliminou seus rivais na "noite das facas longas". Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Começou então o rearmamento, infringindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich: a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da antiga Tchecoslováquia.
O ditador firmou o pacto de não-agressão nazi-soviético com Stalin, a fim de invadir a Polónia, mas quebrou-o ao atacar a Rússia em 1941. A invasão à Polónia precipitou a Segunda Guerra Mundial.

Seguia tácticas "intuitivas", indo contra conselhos de especialistas militares, e no princípio obteve vitórias maciças. Em 1941, assumiu o controlo directo das forças armadas. Como o curso da guerra mostrou-se desfavorável à Alemanha, decidiu intensificar o assassinato em massa, que culminou com o holocausto judeu.

Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto -termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista teve seu fim anunciado no dia 27 de Janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim (sul da Polónia). No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas (em sua maioria judeus) morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças.

Ainda em 1945, quando o exército soviético entrou em Berlim, Hitler se casou com a amante, Eva Braun. Há evidências de que os dois cometeram suicídio e tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo em 1945, mas há diversas teorias sobre a morte de Hitler e da sua amante.

Breve Caracterização da vida política de Adolf Hitler
Na década de 30, a Alemanha, vivia uma grave crise económica devido as falências e ao desemprego. A população descontente com as condições de vida apoio o partido nacional socialista de Adolf Hitler. Este assumiu o cargo de Chanceler da Alemanha em 1933. Em 1934 com a morte do chefe de estado, Hitler passou a acumular dois cargos, o que fez dele um chefe totalitário, o Fuhrer, exercendo um controlo absoluto dos assuntos do estado.
Em Março de 1935 Hitler repudiou abertamente o Tratado de Versalhes ao reintroduzir o serviço militar obrigatório na Alemanha. O seu objetivo seria construir uma enorme máquina militar, incluindo uma nova marinha e força aérea (a Luftwaffe). Esta última seria colocada sob o comando de Göring, um comandante veterano da Primeira Guerra Mundial. O alistamento em grandes números pareceu resolver o problema do desemprego mas também distorceu a economia
Em Março de 1936 ele volta a violar o Tratado de Versalhes ao reocupar a zona desmilitarizada na Renânia (zona do Rio Reno). Ingleses e Franceses não fizeram nada, o que o encorajou.


Pedro Branco nº15

Sem comentários:

Enviar um comentário