No passado dia 12 de maio
deslocou-se à nossa escola uma representação do núcleo de Estremoz da “Amnistia Internacional” com o fim de desenvolver atividades de dinamização e
sensibilização para a temática da situação dos direitos humanos no mundo atual
e para o papel daquela organização na denúncia de situações de incumprimento e
na mobilização da opinião pública mundial para a criação de mecanismos e
estratégias de pressão conducentes à reparação de situações de injustiça, em
relevante contradição com a filosofia decorrente da prática dos direitos
humanos.
Numa perspetiva de sublinhar a
importância do exercício de uma cidadania responsável – e de dar a conhecer os
moldes em que a mesma pode e deve ser exercida – a equipe dinamizadora
implementou atividades de divulgação dos objetivos da “amnistia Internacional”,
apresentou linearmente o contexto histórico que deu origem à redação dos
direitos humanos, lançou pistas para a reflexão sobre o significado dos mesmos,
promoveu a discussão sobre a identificação de problemas no mundo atual e
delineou estratégias de resolução, numa perspetiva de respeito da diferença e
da identidade cultural e vivencial de cada indivíduo.
Partindo das experiências dos alunos com quem estavam a trabalhar, as
dinamizadoras desafiaram o público alvo a identificar problemas, apontar
soluções, avaliar estratégias, na tentativa de envolver os participantes no
processo de sensibilização para a importância da efetivação de uma cidadania
completa e responsável. Nesse sentido, foram utilizados vários recursos, tais
como: exposição dialogada com vista ao fomento da reflexividade, jogo educativo
adaptado ao nível dos alunos para o vivenciar do exercício do poder e suas
possíveis arbitrariedades, mostra de pequenos documentários sobre a temática em
apreço.
As sessões foram seguidas com
bastante interesse por parte dos alunos, embora estes, por vezes, não tenham
conseguido ser tão disciplinados nas suas participações como seria de desejar.
Foram organizadas duas sessões, de
quarenta e cinco minutos cada, aproximadamente. A primeira com os alunos das
duas turmas de 6º Ano e a segunda com alunos de 7º. No que diz respeito a esta
última, há a sublinhar o interesse dos alunos, visto que esta sessão contou com a presença de alunos
que não estavam em
aulas, e ainda, com um aluno do 8º ano.
Professor Joaquim Lagartixa
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