quarta-feira, 27 de maio de 2015

Semana da Europa II

Decorreu de 11 a 15 de maio a Semana da Europa na nossa escola.

Iniciámos com o hastear das bandeiras de Portugal e da União Europeia e com
uma Palestra de Informação sobre a União Europeia, pelo Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral dirigida aos alunos do 7º e 9º anos.


 

A sessão tratou temáticas como a constituição da União Europeia, os seus símbolos (lema, hino adotado, moeda, aniversário), bem como um pouco da história da constituição da Europa. Foram ainda abrangidos outros temas tais como os países aderentes à Moeda Única, Espaço Schengen, Programa Erasmus +, bem como uma breve introdução às Instituições Europeias



Ao longo da semana as diversas atividades realizadas decorreram de acordo com o cronograma e proporcionou-se a degustação de uma ementa verdadeiramente europeia, com pratos e sobremesas típicas de Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido e de Portugal.


Os mais pequeninos da nossa escola (sala das Educadoras Manuela Gama e Helena Cravidão) também deram o seu contributo. Criaram uma bandeira da União Europeia utilizando diversos materiais.



Os alunos do 2º ano, na Educação pela Arte (AEC) elaboraram as bandeiras dos 28 países da UE e os alunos do 9º ano desenharam um mapa da Europa.


As Turmas do 7º A e B elaboram trabalhos sobre os 28 países da União Europeia.

Os alunos do Curso Vocacional, na disciplina de Geografia fizeram trabalhos sobre diversas Organizações Não Governamentais.

A semana decorreu da melhor forma, foi notório o envolvimento da comunidade escolar nas diversas atividades propostas. É de salientar que esta atividade despertou curiosidade/interesse na comunidade escolar.
As professoras pretenderam promover atividades que aproximassem a Europa dos cidadãos e os povos europeus entre si. Esperemos que para a próxima vez a dinamização e motivação sejam ainda mais visíveis. Esta Semana da Europa não teria sido possível sem a colaboração de todos os envolvidos. O nosso muito obrigado!


As professoras de Geografia:
Fátima Morgado
Sandra Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário