terça-feira, 9 de março de 2010

Centenário da implantação da República em Portugal - 2

Depois de termos publicado algumas pequenas notas sobre Manuel de Arriaga, o primeiro presidente da República eleito em Portugal, é agora a vez de José Relvas que ficou conhecido por ter proclamado oficialmente a implantação da República, quando já não restavam dúvidas sobre a vitória do movimento do 5 de Outubro




José Relvas


José Relvas - filho de Carlos Relvas, abastado lavrador e proprietário, e de sua mulher, D. Margarida Amália de Azevedo Relvas.

Inscreveu-se na universidade de Coimbra, na faculdade de direito onde só frequentou até ao segundo ano, abadonando-o para seguir o curso superior de letras, o qual concluio em 1880.

Proclamou, a 5 de Outubro de 1910, a instauração da República Portuguesa da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido ministro das finanças do respectivo Governo Provisório de 12 de Outubro de 1910 até à auto-dissolução deste, a 4 de Setembro de 1911, tendo depois exercido o cargo de embaixador de Portugal em Espanha até 1914. Esteve em seguida bastantes anos afastado da actividade política, até ser nomeado primeiro ministro, a 27 de Janeiro de 1919, tendo exercido aquele cargo até 30 de Março do mesmo ano.

Morreu a 31 de Outubro de 1929.


Pesquisa realizada para a disciplina de História e Geografia de Portugal, pelos Alunos do 6º B:

Cláudio Gutierres, Diogo Vieira, José Luís, Miguel Salgueiro e Rafaela Mendes.


Na próxima semana um trabalho sobre António José de Almeida realizado por Ana Coelho e Íris Ventura

Sem comentários:

Enviar um comentário