terça-feira, 23 de março de 2010

Centenário da implantação da República em Portugal - 4

Publicamos agora algumas palavras sobre um dos republicanos mais influentes, um daqueles que teve na origem do Partido Republicano Português e que se distinguiu também como grande figura de intelectual dos finais do século XIX princípios do XX, ficando a sua obra assinalada pela investigação na área da literatura e da cultura popular.

Teófilo Braga



Joaquim Fernandes Teófilo Braga nasceu em Ponta Delgada a 24 de Fevereiro de 1843 e morreu a 28 de Janeiro de 1924. Os seus pais chamaram-se Joaquim Manuel Fernandes Braga e D. Maria José. Foi doutor em direito pela Universidade de Coimbra, lente de literatura no curso superior de letras, sócio efectivo da Academia Real de Ciências, em Lisboa e na Academia Real de História, em Madrid.
Fez os primeiros estudos no liceu de Ponta Delgada, depois veio para o continente, em 1861. Foi para Coimbra, onde na Universidade fez o curso de Direito, que completou em 1867, recebendo o grau de doutor.
Teófilo Braga publicou a sua primeira obra aos quinze anos, em Ponta Delgada, publicou um livro de versos, chamado “Folhas Verdes”. Em Coimbra destacou-se com a publicação “Visão dos tempos”.
Participou na política portuguesa desde 1878 e foi deputado pelos republicanos federalistas. No dia 1 de Janeiro de 1910 tornou-se membro efectivo do directório político, em conjunto com Basílio Teles, Eusébio Leão, José Ribeiro e José Relvas.
Dia 28 de Agosto de 1910 torna-se presidente do governo provisório.
  
Alexandre
António 
Mariana
Margarida

Alunos de História e Geografia do 6º ano, turma A

Sem comentários:

Enviar um comentário